Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de agosto de 2012

As pesquisas no campo da Didática da Matemática, iniciadas nas décadas de 1970 e 1980, sobretudo na França, estão mudando o ensino da disciplina. Graças às descobertas teóricas de especialistas como Gérard Vergnaud e Guy Brousseau, hoje é possível ensinar de forma que as crianças vejam sentido na aprendizagem matemática e possam reutilizar os conhecimentos adquiridos a cada novo problema proposto. Nessa perspectiva, são priorizadas estratégias nas quais os alunos confrontam seu raciocínio com o dos colegas nas discussões em grupo, justificam suas escolhas e registram suas próprias hipóteses, buscando resolver situações-problema com mais autonomia.
Reportagem
Assim a turma aprende mesmo
Palavra dos especialistas
Guy Brousseau: o pai da didática da Matemática
Gérard Vergnaud: “Todos perdem quando não usamos a pesquisa na prática”
Patrícia Sadovsky: “Falta fundamentação didática no ensino da Matemática”
Jeremy Kilpatrick: "A única saída é a capacitação"
Thomas O'brien: Abaixo a Matemática do papagaio!
Artigo
Matemática em todas as disciplinas
Roteiros didáticos
Como ensinar sistema de numeração decimal para 1º, 2º e 3º anos
Tudo sobre adição e subtração para 1º, 2º e 3º anos
Resenha
A Criança e o Número

2. Números e Operações

Ditado de números
Assista à animação sobre um exercício
de escrita numérica em séries iniciais

Multiplicação entre números de dois algarismos
Assista à animação sobre multiplicação
entre números de 2 algarismos
Neste bloco, o material está separado em quatro categorias: sistema de numeração decimal, campo aditivo, campo multiplicativo e operações com números racionais.  Entre as expectativas de aprendizagem deste módulo estão a produção e a interpretação de escritas numéricas em diferentes contextos e a apropriação de uma ampla gama de estratégias de cálculo – mental, estimativo, algorítmico e com calculadora – dentres as quais é preciso escolher a mais conveniente segundo os números envolvidos e a situação a resolver.
  • 1º Ano
  • 2º Ano
  • 3º Ano
  • 4º Ano
  • 5º Ano
  • 1º ao 5º Ano
Sistema de numeração decimal
Roteiro didático
Sistema de numeração decimal para 1º, 2º e 3º anos
Sequências didáticas
Coleção coletiva de tampinhas
Vídeos
1ª etapa: Iniciando uma coleção coletiva
3ª etapa: Contando a coleção
4ª etapa: Escrevendo números grandes
Regularidades do sistema de numeração decimal
Vídeos
2ª aula: Analisando regularidades no quadro numérico
3ª aula: Detetive de números

Jogo online
Jogo do castelo
Planos de aula
Batalhas numéricas
Fita métrica para compreender o sistema de numeração decimal (em vídeo)
Operações com números naturais: Campo Aditivo
Roteiro didático
Tudo sobre adição e subtração para 1º, 2º e 3º anos
Reportagem
Vamos às compras Plano de aula
Operações com jogo de tabuleiro (em vídeo)
Sequências didáticas
Problemas do campo aditivo
Vídeos
3ª aula: “Quantos lápis você tem a mais?”
4ª aula: Caixa de tampinhas
5ª aula: Aprendizagens do campo aditivo no 2º ano
Caixa da transformação
Brechó escolar
Construção do repertório de cálculos memorizados
Sessão de cinema: "x" poltronas ocupadas, "y" poltronas vazias
Jogo "Vaga certa"
Feche a caixa
Jogo online
Feche a caixa
Operações com números naturais: Campo Multiplicativo
Planos de aula
Livros e pacotes de livros
Análise combinatória simples para fazer sanduíches
Organização retangular: "x" azulejos vezes "y" linhas

Sistema de numeração decimal
Roteiro didático
Sistema de numeração decimal para 1º, 2º e 3º anos
Sequências didáticas
Cartões
Qual o número mais próximo de...
Operações com números naturais: Campo Aditivo
Roteiro didático
Tudo sobre adição e subtração para 1º, 2º e 3º anos
Planos de aula
Quem venceu?
Contando de 10 em 10
Vídeo: Contando de 10 em 10 Sequências didáticas
Problemas na calculadora
Construção do repertório de cálculos memorizados
Sessão de cinema: "x" poltronas ocupadas, "y" poltronas vazias
O uso da calculadora e o sistema de numeração
Vídeos
2ª etapa: Transformando números baixos na calculadora
3ª etapa: Aprendendo a explicar os resultados da calculadora
4ª etapa: Decomposição de números com a calculadora quebrada
5ª etapa: Transformando números altos na calculadora
Campo aditivo com mudança do lugar da incógnita
Vídeos
1ª aula: Campo aditivo com mudança do lugar da incógnita
2ª aula: Aprendizagens do campo aditivo

Feche a caixa
Jogo Online
Feche a caixa
Operações com números naturais: Campo Multiplicativo
Jogo Online
Labirinto da tabuada

Planos de aula
Livros e pacotes de livros
Análise combinatória simples para fazer sanduíches
Organização retangular: "x" azulejos vezes "y" linhas
Sequências didáticas

Multiplicação com o jogo Sjoelbak ou Bilhar Holandês

Vídeos
1ª aula: Sjoelbak - Bilhar Holandês
2ª aula: Avançando na multiplicação
Jogo online
Sjoelbak
Da divisão à multiplicação
Vídeos
2ª aula: Primeiros problemas de divisão
4ª aula: Primeiras tabuadas
Sistema de numeração decimal
Sequência didática
Cartões
Operações com números naturais: Campo Aditivo
Reportagem
Receita bem calculada
Sequências didáticas
O uso da calculadora e o sistema de numeração
Vídeos
2ª etapa: Transformando números baixos na calculadora
3ª etapa: Aprendendo a explicar os resultados da calculadora
4ª etapa: Decomposição de números com a calculadora quebrada
5ª etapa: Transformando números altos na calculadora
Ensinando a usar notas de R$1,00, R$10,00 e R$100,00
Brigadeiro de colher
Adivinhar o número com cálculos mentais

Planos de aula
Estimativa de resultados por aproximação
Quem venceu?
Operações com números naturais: Campo Multiplicativo
Sequências didáticas
Diferentes maneiras de resolver problemas de divisão
Vídeos
1ª aula: Diferentes jeitos de dividir
2ª aula: Avançando na divisão sem desenhar

Resolver problemas e explicar a solução
Problemas de multiplicação
Problemas de proporcionalidade direta
Foto a foto
Tabela dobrada

Operações com números racionais
Reportagens
Nova ordem numérica
Um debate animado sobre frações
Sequências didáticas
Introdução a problemas com frações
Vídeos
1ª aula: Introdução a problemas com frações
2ª aula: Composição de quantidades com frações

Cálculo mental de frações
Comparação de frações
Quocientes de naturais
3. Espaço e Forma

Matemática - Espaço e Forma
Assista a animação sobre um exercício
de espaço e forma em séries iniciais
Descrever, construir e comparar formas planas e objetos tridimensionais e ainda saber localizar-se, identificar pontos de referências, dar orientações de direção e deslocamento são conteúdos relacionados a este bloco da Matemática. Ao final do 5º ano do Ensino Fundamental, espera-se que os alunos sejam capazes de antecipar características de figuras geométricas, entre outras habilidades.
4. Grandezas e Medidas

Lousa
Assista a animação sobre por que
usar a mesma unidade para medir
Entre os objetivos deste bloco estão as habilidades de mensurar, interpretar e expressar informações relativas a comprimento, massa, capacidade e tempo. Para isso, os alunos devem estar familiarizados com a manipulação de instrumentos de medida convencionais (régua, fita métrica, balança) e não-convencionais, como palmos, tiras de papel e recipientes, e aprender a selecionar uma unidade pertinente, determinando quantas vezes ela cabe no objeto que se pretende medir.
5. Tratamento da Informação
Neste bloco está o material relacionado ao desenvolvimento da capacidade de selecionar, coletar e organizar informações - noções básicas de estatística, da probabilidade e da combinatória - bem como de interpretar e construir tabelas e gráficos simples. É importante que esses conteúdos façam parte da rotina escolar desde as séries iniciais.
  • 1º Ano
  • 2º Ano
  • 3º Ano
  • 4º Ano
  • 5º Ano
  • 1º ao 5º Ano
Sequência didática
Buscando informações
Sequência didática
De olho na dengue
Foto a foto
Sequências didáticas
Foto a foto
Explosão demográfica
Comente
Comentários (19)
Jose Roberto Oliveira - Postado em 13/06/2012 20:42:21
Muito Bom, espero que os professores aproveitem!
simone pettersen marconi - Postado em 23/05/2012 19:25:53
Queridos profissionais da área de educação, O que está havendo com o sistema de ensino em nosso país? Não compreendo a metodologia utilizada hoje para a aprendizagem da matemática. Tenho uma filha no início do 3 ano, o livro adotado pela escola apresenta questões que ao meu entender não condiz com a capacidade cognitiva de uma criança de apenas 8 anos. Sinceramente, o método utilizado na minha época, as tradicionais tabuadas, parecia ser mais eficaz. O que adianta ensinar uma criança a correr se ela ainda nem sabe andar direito?! Para que propôr desafios que só geram angústia e ansiedade se a base que deveria estar sendo sedimentada, não existe?! A resposta que tive de um educador foi que o mercado de trabalho competitivo exige que a escola faça isso para acompanhar a evolução. O que devemos fazer?!
josenildo batista - Postado em 24/04/2012 08:30:54
Olá pessoal, essa dinâmica de observação é muito importante para idenficar o nível de aprendizado da criança, mas observo que embora seja um pouco tradicional, a esquecida por muitos, tabuada, faz muita diferença no dia a dia na escola. pois alem de levarmos o aluno a pensar, é preciso o desempenho do uso da tabuada para aproveitarmos o tempo para outras atividades. Um grande abraço.
Anderson Machado - Postado em 14/03/2012 19:19:21
Ensinar matemática e o melhor aprender matematica,para muitos ainda é como se estivessem se deparando com um bicho de sete cabeças.A matemática é visada como uma das piores matérias lesionadas em uma escola e falo isso pois sou professor de matemática e física e meus alunos preferem ter mil vezes aulas de fisica do que de matemática. Por isso digo a todos que nessa matéria pra se conseguir vence-la tem que se ter muita lógica e paciencia para se compreender como se calcular e as fórmulas como serão aplicadas,sendo assim ninguém precisa ficar assustado com ela,so precisa ter paciencia e força de vontade.muito legal a atitude desse site sempre priorizando a matematica que é uma das principais matérias utilizadas hoje em dia...
helena teixeira santos - Postado em 18/02/2012 12:17:12
Gosto muito deste site. Estou sempre lendo e observando as sugestões para o trabalho em sala de aula. Parabéns pelo especial matemática! Helena Santos
Rosimeire Gonçalves Braga Oliveira - Postado em 15/02/2012 22:29:17
Ah, se todos os professores levassem os alunos a pensarem como na reportagem, a matemática não seria o bicho papão!
elayne cristhine sales da silva - Postado em 20/01/2012 11:56:30
o ensino da matematica é fundamental para os alunos do fundamental, a vida real e o cotidiano oferecem e cobram este conhecimento e sua aplicação.parabéns pela reportagem e matérias a respeito deste assunto...
Marly Silva deJesus - Postado em 29/11/2011 21:20:25
Ensinar matematica é abrir novos caminhos para nossos alunos
adriana rocha das neves - Postado em 22/10/2011 13:44:05
eu quero aprende a matematica pois e minha vida e gosto muito
Cristhiane Sousa Bezerra - Postado em 08/10/2011 14:19:54
Adorei o jogo do castelo, até brinquei com meu filho que faz o 2º ano ,ele adorou até quis repetir.
marcos pinheiro - Postado em 20/09/2011 17:23:24
Ensinar matematica exige uma aten;ao com o que ira ser trabalha- do em sala de aula. Os conteudos tem que estar de acordo com o que se espera da turma pelo trabalho diagnostico exercido pelo docente ao longo do ano letivo.
Francisca das chagas lima - Postado em 12/09/2011 11:12:37
Quando se trabalha a matemática, é importante o professor trabalhar os conteúdos de forma agradável, sem a necessidade de impor aos alunos regras ou formulas que inibam sua capacidade de escolha. O importante e incentivar em cada um a capacidade de construir o próprio conhecimento.
SHEILA SOARES LEÃO SILVA - Postado em 20/07/2011 10:16:56
Olá!! estou cursando o último semestre de Pedagogia, e estou fazendo meu TCC sobre como a interdisciplinaridade pode auxiliar nas dificuldades matematicas no ensino fundamental I, mas especificamente no 4° ano, gostaria de um auxilio se alguem puder me ajudar!!!!! Obrigado
Comentário do Autor - Olá Sheila! Esta entrevista pode ser uma boa inspiração para você: http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/fundamentacao-didatica-ensino-matematica-428262.shtml Um abraço!
Tânia Regina Claudino Fonseca de Almeida - Postado em 20/03/2011 20:44:31
Olá, Leciono no ensino público (séries iniciais) desde 1984 e, quando estou precisando de propostas de atividades a revista Novaescola é o primeiro recurso que recorro. As atividades apresentadas são fundamentadas e de acordo com os PCNs .A edição com o Especial de matemática ficou excelente e as adaptações para os alunos com necessidades especiais tem favorecido os educadores que trabalham com inclusão em sala de aula.Parabéns! Professora Tânia
Deise Aparecida Domiciano - Postado em 18/03/2011 00:25:30
Não Tenho essa revista como posso adiquirir. Se possivel, me mande um boleto bancario. Desde já agradeço.
zaurinete felix batista - Postado em 11/03/2011 09:17:38
Estou lecionando experiencias mateáticas com a turmas da 5ª série , e estou com dificuldade no que trabalhar em jogos e dinámicas em grupos , pois tenho alunos que não são alfabetizados, por favor teria como vcs me ajudar. No momento estou preparando uma atividade com resoluções de problemas, vou fazer o possivel para ensinar de uma forma diferenciada.
Raquel - Postado em 10/03/2011 13:22:20
Sou professora e quero dar os parabéns pelo vosso excelente trabalho. Para trabalhar em sala de aula com os alunos sugiro os jogos didacticos superTmatik com os quais os alunos deliram e até se esquecem que estão a aprender! visitem o site, existem campeonatos escolares para as várias disciplinas: www.eudactica.com
Danielel Espirito Santo da Silva - Postado em 17/02/2011 16:06:19
Gostaria de dicas sobre jogos educativos 1º ao 5º ano em matematica e exercicios do 1º ao 5º ano
Gislania Nogueira Coelho - Postado em 05/11/2010 12:58:16
Ola, sou mae e tenho muita dificuldade em ensinar ao meu filho. Eu gosto de reforçar a materia em casa, mas tenho difi culdade em criar os exercicios, Eu gostaria de saber algum site que tenha exercicios, para eu ensina-lo. Obrigado


Anuncie em Nova Escola
Anuncie em Nova Escola
.
Apenas 6x 14,00

NOVA ESCOLA no Facebook

PATROCÍNIO Patrocinadores Editora Scipione Editora Ática Edições SM Editora Positivo
Fundação Victor Civita - 25 anos
Fundação Victor Civita © 2012 - Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário