As pesquisas no campo da Didática da Matemática, iniciadas nas
décadas de 1970 e 1980, sobretudo na França, estão mudando o ensino da
disciplina. Graças às descobertas teóricas de especialistas como Gérard
Vergnaud e Guy Brousseau, hoje é possível ensinar de forma que as
crianças vejam sentido na aprendizagem matemática e possam reutilizar
os conhecimentos adquiridos a cada novo problema proposto. Nessa
perspectiva, são priorizadas estratégias nas quais os alunos confrontam
seu raciocínio com o dos colegas nas discussões em grupo, justificam
suas escolhas e registram suas próprias hipóteses, buscando resolver
situações-problema com mais autonomia.
Reportagem
Assim a turma aprende mesmo
Palavra dos especialistas
Guy Brousseau: o pai da didática da Matemática
Gérard Vergnaud: “Todos perdem quando não usamos a pesquisa na prática”
Patrícia Sadovsky: “Falta fundamentação didática no ensino da Matemática”
Jeremy Kilpatrick: "A única saída é a capacitação"
Thomas O'brien: Abaixo a Matemática do papagaio!
Artigo
Matemática em todas as disciplinas
Roteiros didáticos
Como ensinar sistema de numeração decimal para 1º, 2º e 3º anos
Tudo sobre adição e subtração para 1º, 2º e 3º anos
Resenha
A Criança e o Número
Reportagem
Assim a turma aprende mesmo
Palavra dos especialistas
Guy Brousseau: o pai da didática da Matemática
Gérard Vergnaud: “Todos perdem quando não usamos a pesquisa na prática”
Patrícia Sadovsky: “Falta fundamentação didática no ensino da Matemática”
Jeremy Kilpatrick: "A única saída é a capacitação"
Thomas O'brien: Abaixo a Matemática do papagaio!
Artigo
Matemática em todas as disciplinas
Roteiros didáticos
Como ensinar sistema de numeração decimal para 1º, 2º e 3º anos
Tudo sobre adição e subtração para 1º, 2º e 3º anos
Resenha
A Criança e o Número
2. Números e Operações
Neste bloco, o material está separado em quatro categorias: sistema de numeração decimal, campo aditivo, campo multiplicativo e operações com números racionais. Entre as expectativas de aprendizagem deste módulo estão a produção e a interpretação de escritas numéricas em diferentes contextos e a apropriação de uma ampla gama de estratégias de cálculo – mental, estimativo, algorítmico e com calculadora – dentres as quais é preciso escolher a mais conveniente segundo os números envolvidos e a situação a resolver.
- 1º Ano
- 2º Ano
- 3º Ano
- 4º Ano
- 5º Ano
- 1º ao 5º Ano
Sistema de numeração decimal
Roteiro didáticoSistema de numeração decimal para 1º, 2º e 3º anos
Reportagens
Currículo de Matemática do Ensino Fundamental de 9 anos
Números grandes para os pequenos
Batalhas numéricas
Planos de aula
Tabela numérica
Os mais-mais
Batalhas numéricas
Operações com números naturais: Campo aditivo
Roteiro didático
Tudo sobre adição e subtração para 1º, 2º e 3º anos
Reportagem
Vamos às compras
Sequências didáticas
Brechó escolar
Caixa da transformação
Operações com números naturais: Campo multiplicativo
Reportagem
Multiplicação e divisão já nas séries iniciais
Plano de aula
Quantas rodas têm "x" carrinhos?
3. Espaço e Forma
Descrever, construir e comparar formas planas e objetos tridimensionais e ainda saber localizar-se, identificar pontos de referências, dar orientações de direção e deslocamento são conteúdos relacionados a este bloco da Matemática. Ao final do 5º ano do Ensino Fundamental, espera-se que os alunos sejam capazes de antecipar características de figuras geométricas, entre outras habilidades.
- 1º Ano
- 2º Ano
- 3º Ano
- 4º Ano
- 5º Ano
- 1º ao 5º Ano
Sequência didática
Trajetos no bairro
Trajetos no bairro
4. Grandezas e Medidas
Entre os objetivos deste bloco estão as habilidades de mensurar, interpretar e expressar informações relativas a comprimento, massa, capacidade e tempo. Para isso, os alunos devem estar familiarizados com a manipulação de instrumentos de medida convencionais (régua, fita métrica, balança) e não-convencionais, como palmos, tiras de papel e recipientes, e aprender a selecionar uma unidade pertinente, determinando quantas vezes ela cabe no objeto que se pretende medir.
- 1º Ano
- 2º Ano
- 3º Ano
- 4º Ano
- 5º Ano
- 1º ao 5º Ano
5. Tratamento da Informação
Neste bloco está o material relacionado ao desenvolvimento da
capacidade de selecionar, coletar e organizar informações - noções
básicas de estatística, da probabilidade e da combinatória - bem como
de interpretar e construir tabelas e gráficos simples. É importante que
esses conteúdos façam parte da rotina escolar desde as séries iniciais.
- 1º Ano
- 2º Ano
- 3º Ano
- 4º Ano
- 5º Ano
- 1º ao 5º Ano
Comente
Comentários (19)
Jose Roberto Oliveira - Postado em 13/06/2012 20:42:21
Muito Bom, espero que os professores aproveitem!
simone pettersen marconi - Postado em 23/05/2012 19:25:53
Queridos profissionais da área de educação,
O que está havendo com o sistema de ensino em nosso país?
Não compreendo a metodologia utilizada hoje para a aprendizagem da
matemática.
Tenho uma filha no início do 3 ano, o livro adotado pela escola
apresenta questões que ao meu entender não condiz com a capacidade
cognitiva de uma criança de apenas 8 anos. Sinceramente, o método
utilizado na minha época, as tradicionais tabuadas, parecia ser mais
eficaz.
O que adianta ensinar uma criança a correr se ela ainda nem sabe andar
direito?!
Para que propôr desafios que só geram angústia e ansiedade se a base
que deveria estar sendo sedimentada, não existe?!
A resposta que tive de um educador foi que o mercado de trabalho
competitivo exige que a escola faça isso para acompanhar a evolução.
O que devemos fazer?!
josenildo batista - Postado em 24/04/2012 08:30:54
Olá pessoal, essa dinâmica de observação é muito importante para
idenficar o nível de aprendizado da criança, mas observo que embora
seja um pouco tradicional, a esquecida por muitos, tabuada, faz muita
diferença no dia a dia na escola. pois alem de levarmos o aluno a
pensar, é preciso o desempenho do uso da tabuada para aproveitarmos o
tempo para outras atividades. Um grande abraço.
Anderson Machado - Postado em 14/03/2012 19:19:21
Ensinar matemática e o melhor aprender matematica,para muitos ainda
é como se estivessem se deparando com um bicho de sete cabeças.A
matemática é visada como uma das piores matérias lesionadas em uma
escola e falo isso pois sou professor de matemática e física e meus
alunos preferem ter mil vezes aulas de fisica do que de matemática.
Por isso digo a todos que nessa matéria pra se conseguir vence-la tem
que se ter muita lógica e paciencia para se compreender como se
calcular e as fórmulas como serão aplicadas,sendo assim ninguém precisa
ficar assustado com ela,so precisa ter paciencia e força de
vontade.muito legal a atitude desse site sempre priorizando a
matematica que é uma das principais matérias utilizadas hoje em dia...
helena teixeira santos - Postado em 18/02/2012 12:17:12
Gosto muito deste site. Estou sempre lendo e observando as sugestões
para o trabalho em sala de aula. Parabéns pelo especial matemática!
Helena Santos
Rosimeire Gonçalves Braga Oliveira - Postado em 15/02/2012 22:29:17
Ah, se todos os professores levassem os alunos a pensarem como na reportagem, a matemática não seria o bicho papão!
elayne cristhine sales da silva - Postado em 20/01/2012 11:56:30
o ensino da matematica é fundamental para os alunos do fundamental,
a vida real e o cotidiano oferecem e cobram este conhecimento e sua
aplicação.parabéns pela reportagem e matérias a respeito deste
assunto...
Marly Silva deJesus - Postado em 29/11/2011 21:20:25
Ensinar matematica é abrir novos caminhos para nossos alunos
adriana rocha das neves - Postado em 22/10/2011 13:44:05
eu quero aprende a matematica pois e minha vida e gosto muito
Cristhiane Sousa Bezerra - Postado em 08/10/2011 14:19:54
Adorei o jogo do castelo, até brinquei com meu filho que faz o 2º ano ,ele adorou até quis repetir.
marcos pinheiro - Postado em 20/09/2011 17:23:24
Ensinar matematica exige uma aten;ao com o que ira ser trabalha-
do em sala de aula. Os conteudos
tem que estar de acordo com o que
se espera da turma pelo trabalho
diagnostico exercido pelo docente ao
longo do ano letivo.
Francisca das chagas lima - Postado em 12/09/2011 11:12:37
Quando se trabalha a matemática, é importante o professor trabalhar
os conteúdos de forma agradável, sem a necessidade de impor aos alunos
regras ou formulas que inibam sua capacidade de escolha. O importante e
incentivar em cada um a capacidade de construir o próprio conhecimento.
SHEILA SOARES LEÃO SILVA - Postado em 20/07/2011 10:16:56
Olá!! estou cursando o último semestre de Pedagogia, e estou fazendo
meu TCC sobre como a interdisciplinaridade pode auxiliar nas
dificuldades matematicas no ensino fundamental I, mas especificamente
no 4° ano, gostaria de um auxilio se alguem puder me ajudar!!!!!
Obrigado
Comentário do Autor
- Olá Sheila!
Esta entrevista pode ser uma boa inspiração para você:
http://revistaescola.abril.com.br/matematica/fundamentos/fundamentacao-didatica-ensino-matematica-428262.shtml
Um
abraço!
Tânia Regina Claudino Fonseca de Almeida - Postado em 20/03/2011 20:44:31
Olá, Leciono no ensino público (séries iniciais) desde 1984 e,
quando estou precisando de propostas de atividades a revista Novaescola
é o primeiro recurso que recorro. As atividades apresentadas são
fundamentadas e de acordo com os PCNs .A edição com o Especial de
matemática ficou excelente e as adaptações para os alunos com
necessidades especiais tem favorecido os educadores que trabalham com
inclusão em sala de aula.Parabéns!
Professora Tânia
Deise Aparecida Domiciano - Postado em 18/03/2011 00:25:30
Não Tenho essa revista como posso adiquirir.
Se possivel, me mande um boleto bancario.
Desde já agradeço.
zaurinete felix batista - Postado em 11/03/2011 09:17:38
Estou lecionando experiencias mateáticas com a turmas da 5ª série ,
e estou com dificuldade no que trabalhar em jogos e dinámicas em grupos
, pois tenho alunos que não são alfabetizados, por favor teria como vcs
me ajudar. No momento estou preparando uma atividade com resoluções de
problemas, vou fazer o possivel para ensinar de uma forma diferenciada.
Raquel - Postado em 10/03/2011 13:22:20
Sou professora e quero dar os parabéns pelo vosso excelente
trabalho. Para trabalhar em sala de aula com os alunos sugiro os jogos
didacticos superTmatik com os quais os alunos deliram e até se esquecem
que estão a aprender! visitem o site, existem campeonatos escolares
para as várias disciplinas: www.eudactica.com
Danielel Espirito Santo da Silva - Postado em 17/02/2011 16:06:19
Gostaria de dicas sobre jogos educativos 1º ao 5º ano em matematica e exercicios do 1º ao 5º ano
Gislania Nogueira Coelho - Postado em 05/11/2010 12:58:16
Ola, sou mae e tenho muita dificuldade em ensinar ao meu filho. Eu
gosto de reforçar a materia em casa, mas tenho difi culdade em criar os
exercicios, Eu gostaria de saber algum site que tenha exercicios, para
eu ensina-lo. Obrigado
Nenhum comentário:
Postar um comentário