Pesquisar este blog

HISTÓRIA

A E.E.I.F José de Anchieta e Silva, está localizada em um loteamento que foi doado pela Senhora Antonia Limeira, na Avenida Presidente Juscelino Kubistchek, no Bairro  São Pedro, município de Pentecoste. A escola está situada perto de residências sendo bastante ampla e bem próxima do açude Pereira de Miranda. Fica um pouco afastada da cidade de Pentecoste, ou seja, em um bairro distanciado por causa da parede do referido açude. As atividades econômicas da comunidade são: as aposentadorias, tecelagem de redes de pesca, a própria pesca e pequenos comércios.
 A escola foi criada devido o aumento da população do bairro, que não podia pagar uma escola particular. Uma das professoras, nesta época era a Senhora Alvina Gomes de Sousa, que teve um grande privilégio, permanecer na função de diretora até sua aposentadoria.
Na época, o prefeito da cidade era o Senhor José Gomes da Silva. O mesmo resolveu construir uma escola na comunidade, no ano de mil novecentos e setenta e seis que se chamava Grupo Escolar Municipal de Pentecoste, com duas salas de aula e foi inaugurado pelo Governador Adauto Bezerra, no dia 28/06/1976 (vinte e oito de junho de mil novecentos e setenta e seis).
A escolha do nome da escola foi em homenagem de gratidão ao funcionário público do DNOCS Senhor José de Anchieta e Silva (ZUZA), que na época era amigo do chefe político e tinha muita influência na administração.
A referida escola é mantida pela a Prefeitura Municipal de Pentecoste, e há 35 (trinta e cinco) anos presta serviço nesta comunidade. Esta escola vem tendo muitos avanços nestes últimos anos.
A escola funciona nos turnos da manhã, tarde e noite, nas modalidades da Educação infantil ao 9º ano e EJA. A escola participa de campanhas realizadas pela Secretaria de Saúde, na tentativa de prevenir doenças como, hipertensão, diabetes dentre outras, na preservação do meio ambiente.
A qualidade do ensino é uma preocupação constante do corpo docente em busca de uma aprendizagem que satisfaça a todos que fazem parte da escola. Para isso, contamos com o apoio e participação dos pais nos eventos da escola, em atividades como: família na escola, gincanas e feiras culturais, em que os mesmos vêm prestigiar as apresentações e trabalhos de seus filhos.
A escola fundamenta sua educação para a vida em sociedade, através dos princípios de amor ao próximo, do respeito humano e sua integridade.
Os gestores que já deram sua contribuição na direção desta unidade escolar depois do afastamento da diretora Alvima Gomes de Sousa, foram: Maria Cleomar de Sousa Almeida, Francisca Kélia Araújo Torres, Damária Gomes de Sousa, Francisco Carneiro de Matos, Odete Feitosa Teixeira e atualmente Augusto Cézar Matos Júnior, que vem desenvolvendo um excelente trabalho a frente da escola.    
O objetivo geral da escola é proporcionar ao educando a formação necessária, o desenvolvimento de suas potencialidades, como elemento de auto-realização, ajudar o aluno a delinear seus próprios objetivos.
A escola vê o aluno como um sujeito atuante consciente dos seus direitos e deveres de cidadão. Procura formar da criança ao adolescente, utilizando conteúdos e métodos de acordo com as fases de desenvolvimento do individuo, tendo em vista a preparação para o trabalho. Trabalhamos desenvolvendo a interação de todos os setores que compõem o estabelecimento, visando à melhoria do processo ensino e aprendizagem.
 Na concepção da escola, o professor deve utilizar sua prática pedagógica de maneira que facilite ao educando a aprendizagem aproveitando as aptidões dos alunos, com o objetivo de desenvolver cada vez mais conhecimentos, superar as dificuldades, vencer os desafios, contribuir com a educação de nossa cidade. 

A EEIF José de Anchieta e Silva, criada pela Lei Nº 501 de 11/02/2000 é uma pertencente à rede de ensino oficial, mantida pela Prefeitura Municipal de Pentecoste e subordinada técnica e administrativamente a Secretaria Municipal de Educação.
            A escola oferece a sua clientela nos turnos manhã, tarde e noite, o ensino que vai da Educação Infantil ao 9º ano do ensino fundamental, oferecendo também a Educação de Jovens e Adultos. EJA. Atende uma clientela de 386 alunos, assim distribuídos: Educação Infantil 80 alunos, Ensino fundamental I 125 alunos, Ensino Fundamental II 132 alunos; EJA I e II 33 alunos.
            A escola conta atualmente com um quadro de 17 professores efetivos, onde todos os professores são licenciados.
            O número de servidores é de 32 funcionários, distribuídos em diversas funções divididos em turnos.
            A nossa escola conta com apoio do Conselho Escolar e Grêmio Estudantil onde lutamos por uma escola melhor capaz de desenvolver um saber gestado na criatividade e na reflexão dos jovens e adultos desta unidade escolar.