Pesquisar este blog

domingo, 13 de novembro de 2011

Projetos escolares

Existem projetos que estão animando tanto a alunos como a professores. Para verificar o que anda acontecendo em diversas escolas, a redação do CEI colocou seus repórteres em campo e traz para você o que anda acontecendo de especial nas escolas de Fortaleza, públicas e particulares.
Papo inicial
Nas escolas particulares existem várias coisas que nos colégios públicos não há. Essa vantagem talvez seja por ter famílias e alunos mais exigentes, que levam os diretores e professores a pensar em projetos como: olimpíadas de matemática e de português, semana cultural, atividades esportivas.
Já nas escolas públicas é muito raro ter atividades que estimulam o interesse e a capacidade do aluno de melhorar. A razões disso são várias, a quantidade de alunos é uma das que trazem transtorno escolares, feito brigas, vandalismo e até prostituição e uso de drogas.
Uma das coisas que se vê mais na rede escolar pública (e que é a mais temível) é a GREVE. Já encarada como motivo de diversão para os alunos de ensino infantil e médio. Por isso é bem melhor as famílias de classe média fazerem um esforço e colocar os seus filhos em escolas melhores para investir no futuro de seus decendentes, além de ter menos preocupação com esses acontecimentos desagradáveis.
Olimpídas de matemática(Felipe Rodrigues)
Na Escola de Ensino Fundamental Centro dos Retalhistas, que fica na avenida da Universidade, no bairro Benfica, em Fortaleza, a olimpíada de matemática é bem organizada. Os professores distribuem uma prova para responder e um gabarito para preencher. A prova consta de 45 perguntas, e quem acertar pelo menos 30 passa para a segunda e fase. Quem passar das duas fases tem direito a vários prêmios como: computadores, dvd´s, passeios para fora da cidade. Quem atingir o perfil necessário participa da Olimpíada Nacional de Matemática.
As olimpíadas de matemática também são praticadas no Brasil inteiro. Podem participar os alunos que cursam da 5ª a 8ª série, os do Ensino Médio, e até os universitários em nível de graduação. O objetivo dessa olimpíada é estimular à aprendizagem da matemática os alunos das escolas públicas e principalmente gerar a inclusão social por meio de conhecimentos de difusão da matemática.
Teatro na escola
(Brena Rebouças)
Esse projeto acontece no Instituto Colégio Rosa de Sarom, que se localiza no estado do Ceará no bairro do Cambeba, os ensaios são nos dias de terça e sexta-feira nas duas primeiras aulas, apenas os alunos do colégio podem participar, o teatro é feito de acordo com as matérias que estudamos, o mais recente fala sobre a "Chegada dos europeus na América ", apenas duas classes participam no caso o 7° ano e o 8° ano, que são divididos em duas equipes e a melhor ganha dois pontos na média, o 6° ano tem o prazer de assistir e os próprios professores são os jurados, a melhor equipe ganha.
Vestibular simulado(Vanessa Evelyn)
O Colégio da Imaculada Conceição localizado na Praça Figueira de Melo no centro de Fortaleza é uma escola de ensino particular que oferece um projeto especial denominado Vescic (Vestibular Simulado do Colégio da Imaculada Conceição). Participam todos os alunos da 6ª série até o 3º ano do ensino médio. O aluno que consegue 70% de acerto na prova tem nota 10
em todas as disciplinas no bimestre. A prova é composta de 60 questões de todas as disciplinas: português, matemática, física, química, biologia, história, geografia e  inglês). No seu décimo ano, o vestibular simulado (vescic) é um sucesso e todos os anos vários alunos participam. A prova é uma iniciativa do colégio para que os alunos treinem para o tão ansiado vestibular.
Totó(Ilison Haren)
No Colégio Anglo que se localiza na avenida do Imperador, centro de Fortaleza, durante a semana cultural é realizada uma competição de To-Tó

Essa competição é realizada entre dois alunos de cada série. Estes alunos vão representar suas séries. É feito um sorteio para ver que séries irão se enfrentar.
As regras são bem claras: os jogadores não podem pôr a mão na bola e nem rodar os jogadores. A equipe que marcar o 3° gol primeiro ganha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário